(38) 3676-1521 / (38) 3676-4435 / 0800 031 1521
Segunda a Sexta-feira das 07h30 às 11h e de 13h às 17h

  Portal da Transparência

Dados atualizados em 22/12/2023.

  Qualidade da água

O acesso a água potável é uma necessidade humana fundamental e um direito humano elementar. Para que a água seja considerada potável, própria para consumo humano, ela deve obedecer a parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos que atendam ao padrão de potabilidade e que não ofereçam riscos à saúde.

No Brasil, esses parâmetros são estabelecidos pela portaria nº 2914, de dezembro de 2011 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Em atendimento à portaria, o SAAE executa um monitoramento contínuo da qualidade da água, através de um plano de coleta e análise da água distribuída que chega ao usuário.

As análises laboratoriais para controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano são realizadas em laboratórios próprios e laboratórios subcontratados, que de acordo com os artigos 21º e 22º da citada portaria possuem sistema de gestão da qualidade, conforme os requisitos especificados na NBR ISO/IEC 17025:2005. E utilizam metodologias analíticas que atendem às normas nacionais ou internacionais mais recentes, tais como: Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater de autoria das instituições American Public Health Association (APHA), American Water Works Association (AWWA) e Water Environment Federation (WEF); II – United States Environmental Protection Agency (USEPA); III – normas publicadas pela International Standartization Organization (ISO); e IV – metodologias propostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O cumprimento dessas exigências garante a realização de análises de parâmetros microbiológicos, inorgânicos, orgânicos e de agrotóxicos; que permitem avaliar, as condições de potabilidade da água, garantindo um rigoroso e sistemático controle de qualidade da água tratada distribuída em nossa cidade.

Leia aqui a portaria nº 2914/2011-MS na íntegra.


Arquivos

Nome Descrição Checksum Data de Atualização Download
Nenhum arquivo encontrado