(38) 3676-1521 / (38) 3676-4435 / 0800 031 1521
Segunda a Sexta-feira das 07h30 às 11h e de 13h às 17h

Meio Ambiente

Trabalho educativo com o Projeto Bueiro não é Local de Lixo

Publicado em: 21/01/2018 09:54

Whatsapp

 

Trabalho educativo realizado no mês de janeiro de 2018 nas feirinhas dos bairros Divinéia, Cachoeira, Centro e Novo Horizonte. O trabalho consiste no desenvolvimento do Projeto Bueiro não é local de lixo, visando a conscientização da população quanto ao local correto de se jogar o lixo e os prejuízos causados quando este é jogado em local inadequado, como nas ruas e dentro dos bueiros.

A presença de lixo e entulho nas ruas de Unaí é um grave problema ambiental, que fica ainda mais grave na época da chuva.

Isso porque a água leva todo o lixo para os bueiros e bocas-de-lobo podendo entupir, causando alagamentos. E, ainda mais grave, o lixo é levado através das galerias pluviais até o rio Preto, causando a poluição do rio, nosso manancial de abastecimento e cartão postal da nossa cidade.

É importante falar que a água também leva areia, brita e outros materiais de construção que ficam nas calçadas para dentro dos bueiros. A ação da água pode compactar a areia dentro do bueiro, formando uma “massa pesada” que não deixa a agua da chuva entrar nem escoar pelas galerias pluviais. Podendo assim causar entupimentos e alagamentos. Ou a areia pode ser levada através das galerias até o rio Preto, causando o assoreamento do rio.

A equipe de drenagem pluvial urbana do SAAE realiza limpeza e manutenção periódica nos bueiros, mas para mantermos os bueiros limpos é necessário que a população faça a sua parte não jogando lixo nas ruas e dispondo materiais de construção de maneira adequada.